quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Teen? Em que parte? O.o


Depois de uns três anos sem ler o caderno, consegui achar uma Folhateen entre a pilha de jornais do estágio. E, gente, que susto que levei!
O jornal não tem nada de teen!!!
Podem dizer até que é birra minha porque já tenho 22 anos e tals, e o caderno da Folha não é mais para minha idade, e blá, blá, blá...
Galera, não tem jeito! A Folhateen tá MUUUUITO chata!
Pensem que tiraram tudo o que era interessante, divertido e... interessável para o povo "teen". Não tem nais sessão de cartas, não tem mais a crítica do álbum da banda do momento. A crítica semanal de quadrinhos também está de fora. Assim como as muitas tirinhas divertidas do caderno.
Tudo bem, mas ainda falam de música e tem uma tirinha ou outra. Mas... alguém já leu as matérias? Manos, a maioria dos comentários não tem nada a ver com a vida do povo "real". Os comentários irônicos são sobre assuntos que os adolescentes não conhecem. E se vocês pensam que eles explicam quem é Arthur Verocai, estão muito, muiiiito enganados.
MAS ENFIM... Não estou dizendo que o caderno é ruim. Pelo contrário, acho que os roteiristas escrevem até bem demais. São comentários inteligentes, bem escritos e interessantes. Só que para OUTRO público alvo.
O que quero deixar claro é que isso não é um caderno teen. Já foi. Quando os geeks fãs de super man brigavam com os de Dragon Ball, ou quando viámos uma crítica construtiva até sobre o cd da Britney Spears.
Para mim, o caderno deveria virar o Folhageek, ou o Folha Jovem, uma coisa meio Jovem Pan, ou MTV (das antigas, é claro). É claro que você pode (e deve falar de política ou arte em uma coluna para adolescentes. E também pode ser irônico. Mas tudo adaptado para a idade, para o mundo em que eles vivem.
Não dá pra chamar de teen uma coisa que não tem nada a ver com um garoto de 14 anos, que joga video game e baixa Naruto na Internet. Eu sinto que essa adolescência não tem um espaço atrativo no jornal. E fico preocupada com isso.
Porque teen, até onde eu sei, é adolescente, e depois dos 18, do emprego fixo, das contas atrasadas e da vida de facul, ninguém é adolescente mais.

Depois ainda querem reclamar daquilo ali na fotinha acima... u.u

Um comentário:

Monique disse...

Sue revoltaaaadaaaaaaa!
Meldeus! :P
Eu nunca li a FolhaTeen, mas é verdade que smepre ouvi falar bem do caderno.
Se está tão sério assim, talvze de fato deixou de ser Teen para ser Jovem.